Por
Marcos Tadeu Lima(*)
A geração Z é formada pelas pessoas que nasceram entre 1995 e 2010 e, em um momento histórico, principalmente na América Latina, de recessão. Assim, são pessoas que, financeiramente, estão mais atentas.
Ao contrário da geração seguinte, dos millenials, que tem como característica serem sonhadores e não se importarem tanto com dinheiro.
A geração Z é 100% digital. São os primeiros nativos digitais. Eles não precisaram passar pela transição do analógico para o digital, como a geração X. Também é uma geração que entende e sabe que precisa lidar com problemas climáticos.
Resumindo, a geração Z valoriza o consumo sustentável e sua identidade. Isso faz com que eles sejam consumidores mais exigentes. Eles não querem apenas um produto, mas uma experiência e querem sentir que o valor pago é justo e valeu a pena.
Então,
o pequeno empresário precisa investir em aspectos que melhorem a experiência do
usuário. Uma loja de produtos cosméticos veganos, por exemplo, precisa mostrar
que seu produto está realmente comprometido com a causa, além da qualidade e do
preço.
Gerações
As
gerações são recortes feitos pelo marketing a partir de fatos históricos que
marcam a humanidade. Entende-se que esses momentos significaram uma ruptura e
uma mudança de comportamento. Assim, é possível falar em baby boomers, geração
X, geração Y ou millenials, geração Z e alpha.
Geração
Z
A
geração Z representa 20% dos brasileiros, sendo parte relevante da população
economicamente ativa. Por isso, é importante conhecer os hábitos de consumo
desses jovens consumidores para conseguir atendê-los. As principais
características da geração Z são:
Querem
fazer a diferença no mundo
A
geração Z preza pela sustentabilidade e transparência. Estão engajados em
causas sociais, ambientais e políticas.
É
tudo para ontem e cada vez mais rápido
São
nativos digitais e estão acostumados com a conectividade e o imediatismo.
Então, é preciso proporcionar uma experiência do usuário fluida e sem
barreiras, com velocidade de carregamento e navegação intuitiva, por
exemplo.
Querem
comprar de marcas com as quais se identificam
Os
zoomers buscam empresas que tenham os mesmos propósitos e valores que eles.
Então, querem saber a origem do produto e como foi o processo de produção.
Querem
ter experiências exclusivas e individualizadas
Para
a geração Z, as experiências são mais importantes do que os produtos ou serviços.
Por isso, customizar produtos e atendimentos é essencial. Além disso, eles são
exigentes e suas expectativas em relação à qualidade do atendimento e ao
produto são altas.
Compra
por recomendações
São
muito bem informados e pesquisam avaliações e indicações. Geralmente, não
compram por impulso porque valorizam a questão financeira. Investir em
parcerias com influenciadores digitais e em gatilhos mentais de prova social,
com depoimentos, pode ser uma alternativa interessante.
Felicidade
em primeiro lugar
A geração Z preza pela qualidade de vida e pela sua felicidade. Então, se ela não está satisfeita, ela troca de produto, por exemplo. O importante é entender que se trata de uma geração exigente e pragmática. Investir na experiência do usuário é fundamental para ter sucesso com esse público.
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(*) Marcos Tadeu Lima
- Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial,
marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança
organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e
experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões,
buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.
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