Por Marcos Tadeu Lima(*)
Investir em marketing de conteúdo no Instagram é fundamental para quem quer fortalecer sua presença digital e alcançar mais clientes. A produção de conteúdo é uma das principais ações e, além de manter a frequência das publicações, você precisa ser dinâmico e criativo.
O feed do Instagram é a sua página inicial, digamos assim. Ali, estão todas as suas publicações, e ele serve como um resumo de tudo o que você produz de conteúdo. Manter o seu feed atrativo e organizado é fundamental para que o seu cliente interaja com o seu conteúdo e para que você consiga direcioná-lo para uma ação desejada, como a visita ao seu site ou loja virtual.
Antes de tudo, conheça seu cliente e defina o tipo do seu feed. Pense nos interesses dos seus clientes e do seu negócio. Lembre-se que seu feed é uma espécie de vitrine e transmite os valores e características da sua empresa.
Sabendo isso, elabore um calendário editorial ou de publicações. Assim, você consegue adequar a produção de conteúdos para cada etapa do funil de vendas ou da jornada do seu consumidor. Com essa ferramenta, você também não corre o risco de repetir ou de perder algum conteúdo interessante. Planejamento é sempre importante para qualquer estratégia de marketing digital.
Você deve estar se perguntando quais são os temas ou que tipo de conteúdo é estratégico e ideal para o seu feed. Cada negócio tem seus próprios objetivos, e isso deve ser levado em consideração. No entanto, existem publicações que são básicas e que atraem a atenção do público.
Confira
dez ideias práticas de conteúdo que você pode postar no feed do seu Instagram:
1. Fotos
com frases autorais e inspiradoras, mostrando seus valores e propósito.
2. Prints,
vídeos ou áudios de clientes dando feedback positivo da sua empresa. O gatilho
da prova social sempre dá bons resultados, já que os clientes querem saber a
opinião de outras pessoas antes de comprar um produto ou contratar um serviço.
3. Foto
do seu produto ou serviço e uma legenda com detalhes e especificações. Não se
esqueça do CTA (Call To Action), que pode ser um botão de compra.
4. Vídeo
tutorial para utilização e funcionamento do seu produto ou serviço.
5. Repost
de fotos dos seus clientes utilizando seus produtos ou serviços.
6. Carrossel
com fotos dos seus colaboradores ou detalhes do dia a dia da empresa. Essa é
uma forma de humanizar a sua marca e de se aproximar do cliente.
7. Print
de uma resposta sua a uma caixinha de perguntas dos stories. Observe os
conteúdos com maior engajamento e aproveite-os no feed.
8. Reels
criativo e divertido mostrando seus produtos, o dia a dia da sua empresa.
Atualmente, os reels são os conteúdos que mais engajam.
9. Aproveite
as trends do momento, que têm relação com a sua marca e a sua empresa, e faça
memes. Utilize o humor para se relacionar com a sua audiência.
10. Faça
parcerias com influenciadores digitais da sua área de atuação e aproveite o
poder dos posts colaborativos. Com essa estratégia, você consegue a audiência
dos dois perfis em apenas um post.
Com essas dicas, você já pode começar a elaborar o seu calendário de publicações para o Instagram. Nele, você planeja e organiza cada um dos seus posts ao longo da semana ou do mês. Assim, você otimiza seu tempo e consegue visualizar sua estratégia de marketing de conteúdo.
Preparado? Agora é mãos a obra.
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(*) Marcos Tadeu Lima - Profissional com mais de 25 anos de
experiência em gestão empresarial, marketing, finanças, desenvolvimento de
negócios, reestruturação e mudança organizacional. Nos últimos anos, também tem
ajudado novos empreendedores (e experientes também!) com mentoring, palestras,
artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade das suas
operações.
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