A
beleza tem, há anos, uma sólida relação com a tecnologia, notadamente no
desenvolvimento de novas fórmulas cosméticas para atingir resultados cada vez
mais eficazes.
Para além da indústria, o setor há anos já lança mão da tecnologia para simular novas cores e cortes de cabelo ou testar estilos de maquiagem e, por isso, o Metaverso tem tudo a ver com a beleza.
Mais do que testar, o Metaverso propõe, por meio da realidade virtual, a criação de um ambiente em que as pessoas, com seus avatares, interagem, estabelecem relações, compram, vendem e vivenciam experiências em uma espécie de vida paralela. E, com isso, as possibilidades são infinitas.
Como
fazer negócios no Metaverso?
Se
você acha que fazer negócios no Metaverso é algo restrito às grandes empresas
de base tecnológica, está muito enganado. Plataformas específicas para essa
tecnologia estão disponíveis e permitem que você crie seu avatar e o use para
interagir com outras pessoas nesse universo. Você pode até mesmo criar seu
próprio ambiente.
No segmento de beleza, por exemplo, o Metaverso pode permitir ao usuário experimentar cosméticos, tratamentos, cortes de cabelo ou barba. E tudo isso acontece no meio digital.
Ou seja, embora a experiência seja bastante realista, o usuário não é literalmente prejudicado caso não goste do efeito de determinado tratamento de pele, por exemplo. Basta fazer com que o avatar encare outra experiência.
Todo pequeno negócio pode, portanto, propor aos seus clientes experiências em tratamentos ou produtos com investimentos relativamente baixos. Poupa-se, assim, muito tempo e dinheiro, além de ser possível evitar aborrecimentos com experiências frustradas.
Sem esquecer que apresentar ao cliente a possibilidade de viver experiências de beleza sem compromisso no Metaverso é uma excelente ferramenta de marketing para fidelizá-lo. Esse pode ser o grande diferencial de mercado que você buscava.
E se você acha que seu cliente está muito distante do Metaverso, é bom saber que, de acordo com a pesquisa GlobalData Consumer Survey 2020, realizada pela consultoria global Pricewaterhouse Coopers (PwC), quase 60% dos consumidores dizem levar em conta o avanço tecnológico de um produto ou tratamento de beleza antes de adquiri-lo.
Quer dizer, seus clientes já estão de olho (ou de avatar) no Metaverso. Bora lá acompanhá-los nessa viagem virtual?
Acompanhe-nos em nossas redes sociais:
Blog: https://forsalenews.blogspot.com/
Facebook: https://www.facebook.com/forsalenews
Instagram:
https://www.instagram.com/conhecimento_e_negocios/
(*) Marcos Tadeu Lima
- Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial,
marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança
organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e
experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões,
buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.
Fonte:
https://tododia.sebrae.com.br/beautyverse-o-metaverso-chega-ao-segmento-de-beleza/
Nenhum comentário:
Postar um comentário