Por
Marcos Tadeu Lima(*)
Segundo
a consultoria Neotrust, o evento do ano passado movimentou mais de R$ 5.4
bilhões online, no país. Foram cerca de 7,6 milhões de transações realizadas no
período.
A popularização das plataformas de comércio eletrônico abre novas oportunidades para os pequenos e médios negócios. Veja os cinco principais pontos a considerar para criar o seu canal de vendas:
Seleção da plataforma – Quase todas oferecem uma solução pronta, oferecendo personalização do endereço (URL), templates e meios de pagamento integrados. Fique de olho em características como facilidade de customização e alta disponibilidade dos servidores.
Estoque e logística – Dimensione adequadamente os seus estoques prevendo uma margem de segurança para não vender o que não pode entregar. Custos de frete também devem ser cuidadosamente calculados, para não comprometer a rentabilidade.
Meios de pagamento – Disponibilize uma boa variedade de meios de pagamento, dando liberdade de escolha ao consumidor, com segurança e redução de riscos para a empresa e os clientes. Cartões possibilitam maior automação e parcelamento. Carteiras digitais e Pix também são opções muito usadas. Boletos, embora muito populares no Brasil, trazem um risco maior de desistência entre a compra e o momento do pagamento.
Canais de comunicação – E-mail, WhatsApp e mídias sociais ajudam a ganhar visibilidade. Desenvolva uma estratégia que integre todos os seus canais com a sua loja virtual. Considere a compra de anúncios nas mídias sociais e buscadores, mas concentre essas ações em nichos específicos, para obter resultados mais expressivos. Permutas e parcerias com influenciadores digitais também é uma boa estratégia.
Engajamento
dos clientes
– Ótima oportunidade para aumentar a sua base de clientes. Use as promoções
para coletar dados e preferências dos clientes e use-os para desenvolver um
relacionamento de longo prazo.
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(*) Marcos Tadeu Lima
- Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial,
marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança
organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e
experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões,
buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.
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