Por
Marcos Tadeu Lima(*)
A pandemia provocou transformações em todos os setores da sociedade e trouxe urgência por mudanças na forma de viver e consumir. Este período de incertezas levou a muitos questionamentos sobre o futuro do varejo físico.
Tal como aconteceu com a chegada dos shoppings, onde se declarou o fim do comércio de rua, o varejo digital também chegou intimidando as vendas nas lojas físicas.
O renascimento do
varejo físico
Mas hoje, depois de um período de turbulências, o varejo físico mostra seu protagonismo exercendo diversos papéis. É o que explora a reportagem que inspirou este artigo, abordando as possibilidades que podem ser exploradas.
E todo este potencial só pode ser aproveitado a partir do entendimento da nova forma de consumir.
Para atender as necessidades do consumidor atual, o ponto de partida se resume a duas estratégias: experiência e digitalização. Pode parecer estranho, mas a verdade é que, nos novos papéis do varejo físico, ele abraça o digital – funcionando como uma coisa só, o omnichanel.
É fundamental lembrar que os clientes experimentaram muitas facilidades no varejo digital e não vão abrir mão. Este é um caminho sem volta e o empreendedor precisa viabilizar hoje a sua presença digital.
Paralelo a isto, é necessário proporcionar uma experiência de compra positiva. Significa eliminar todos os ruídos da jornada de compra e dar um significado especial ao processo.
É exatamente a experiência que trouxe o consumidor de volta à loja física e o empreendedor precisa entender esta nova dinâmica de compra.
As novas funções da
loja física
A partir destas novas
verdades estabelecidas, as possibilidades se abrem ao varejo físico, ampliando
suas funções. Hoje é possível iniciar a compra através dos canais digitais
(redes sociais, WhatsApp, site) e concluir na loja física, que funciona como um
ponto de distribuição.
O contrário também acontece, onde o cliente compra na loja física e recebe o produto em casa, funcionando como ponto para interação com o produto.
A loja física pode ser explorada para refinar as informações sobre o consumidor, atuar como canal de mídia para as marcas ou capturar novos clientes. As possibilidades são infinitas e tendem a se diversificar ainda mais.
Acompanhe-nos em nossas redes sociais:
Blog: https://forsalenews.blogspot.com/
Facebook: https://www.facebook.com/forsalenews
Instagram:
https://www.instagram.com/conhecimento_e_negocios/
(*) Marcos Tadeu Lima - Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial, marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.
Fonte:
https://cndl.org.br/varejosa/efeito-fenix-o-renascimento-das-lojas-fisicas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário