Por
Marcos Tadeu Lima(*)
Está pensando em expandir o seu negócio?
Saiba que o modelo de franquias é especial para atender as suas necessidades.
Por isso que hoje, nós ensinaremos como funciona o processo de formatação deste
tipo de negócio.
Afinal, configurar uma empresa para trabalhar no modelo de franquia é uma das melhores maneiras de expandir o seu negócio. Além disso, deve garantir que a unidade franqueada seja uma réplica da sua unidade piloto.
Como funciona o processo de formatação de
franquias?
Apresentamos na sequência, os passos a
serem seguidos para formatar uma franquia de sucesso:
1º Passo: Realize o registro da marca
Se a sua marca ainda não estiver registrada, este é o primeiro passo para formatar uma franquia.
Para tanto, solicite o registro da marca
no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Portanto, garanta que
não haverá nenhuma empresa, com o mesmo nome que a sua. Logo, se você tem um
produto inovador, faça o registro dele, evitando que “cópias” dele possam ser
vendidas pela concorrência.
2º Passo: Produza a COF de sua empresa
A COF (Circular de Oferta de Franquia)
pode ser produzida a várias mãos: empreendedor, advogado, consultoria
profissional, contador, entre outros que podem contribuir para que atenda a
legislação e ofereça uma boa ideia do negócio.
Então, procure oferecer informações
claras e objetivas sobre o negócio e o modelo de franquia a ser optado pela
franqueadora.
3º Passo: Elabore um Plano de Negócios
·
O plano de negócios direcionará os franqueadores
em termos de:
·
Estrutura física necessária;
·
Objetivos da empresa e da marca;
·
Estimativa da totalidade de custos para a
instalação da franquia;
·
Os produtos e seus diferenciais
competitivos;
·
A previsão do prazo de retorno do
investimento;
·
A lucratividade da unidade franqueada;
·
Os royalties a serem pagos para a
franqueadora.
4º Passo: Elabore um planejamento
financeiro para iniciar o franqueamento
O planejamento financeiro depende do
negócio da marca, normalmente recomenda-se ter em caixa o valor de R$
50.000,00. Principalmente para contratar profissionais que possam ajudar neste
processo.
A propósito, é possível também considerar
a contratação de uma empresa de consultoria para auxiliar no processo. Afinal
de contas, esta contratação se torna fundamental para elaborar os processos e
as operações da unidade franqueada, bem como, os treinamentos a serem feitos.
5º Passo: Elabore o manual de franquia
Neste manual deverá conter todas as
rotinas operacionais, bem como, o funcionamento das unidades franqueadas. Se
você elaborar manual de franquia bem completo ele servirá para muitos anos.
Mas não esqueça de atualizar, sempre que
for necessário. Procure optar pela disponibilização do manual de Franquia, de
forma digital e assim, é possível que o franqueado tenha rápido acesso as
atualizações.
6º Passo: Elabore o manual sobre o uso da
imagem
Neste manual deve constar o que é
proibido e permitido no que se refere ao uso da marca, assim você padronizará
as unidades franqueadas. Aliás, procure investir principalmente nos quesitos:
padrão e cor. Pois, interferirá diretamente na apresentação da marca tanto nas
unidades franqueadas quanto nas ações de marketing realizado.
7º Passo: Elabore programas de
treinamento no processo de formatação de franquias
Saiba que o treinamento é de extrema
importância principalmente para padronizar o funcionamento das unidades
franqueadas. Desta forma é, possível treinar tanto os gestores, quanto os
colaboradores para replicar o negócio com exatidão.
Além disso, é possível contribuir com o
funcionamento cotidiano da unidade, e assim, possibilitar o direcionamento das
atividades.
8º Passo: Elabore um plano de expansão da
marca
Para ter sucesso com a marca, é preciso
fazer uma análise criteriosa dos mercados onde inserirá as unidades
franqueadas. Essa análise deve ser construída a partir de decisões tomadas em
relação ao espaço geográfico de atendimento da marca.
Além disso, não esqueça de que é você,
franqueador, o responsável por auxiliar o franqueado ao escolher o local em que
a unidade tenha visibilidade, público-alvo e circulação de pessoas. Além disso,
considere a concorrência e a saturação do mercado.
9º Passo: Organize uma boa ferramenta de
comunicação e suporte
Esta ferramenta de comunicação e suporte
servirá para comunicação entre franqueadora e franqueados. Dessa forma, ter a
certeza de que a unidade franqueada está funcionando da forma que você e o
empreendedor combinaram anteriormente.
E aí?
Tirou as suas dúvidas sobre a formatação da franquia? Aliás, viu como não é tão
difícil assim? Sendo assim, formate sua franquia e tenha a expansão sonhada
para sua empresa.
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(*) Marcos Tadeu Lima
- Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial,
marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança
organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e
experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões,
buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.
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