segunda-feira, 3 de outubro de 2022

GERANDO NEGÓCIOS PARA SUA PEQUENA EMPRESA USANDO YOUTUBE

 

Por Marcos Tadeu Lima(*) 

Não podemos pensar em conteúdo on-line, sem pensar no formato audiovisual. Os hábitos de consumo das pessoas mudaram e, hoje, elas têm mais acesso à internet com velocidade e a conteúdos de qualidade. 

O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que tem se destacado e se transformado em um recurso de pesquisa, assim como o Google. O consumidor faz pesquisas por tutoriais de produtos, roteiros de viagens, receitas de comidas, enfim, uma variedade de conteúdos visuais. 

No Brasil, segundo o relatório da Digital 2022: Brazil, são mais de 138 milhões de usuários. No mundo todo, são mais de um bilhão de inscritos. O alcance do YouTube é enorme, e as empresas têm percebido e investido na produção de conteúdo para canais na plataforma.

No entanto, para você utilizar esse canal de comunicação, antes de tudo, você precisa identificar quem é o seu cliente e se o YouTube é um canal utilizado por ele. O YouTube é uma plataforma estratégica se a sua persona estiver nela e se fizer sentido para o seu negócio. 

Provavelmente, fará sentido porque o conteúdo de vídeo é atrativo e tende a engajar nas redes sociais e plataformas. Isso acontece porque o consumo dos vídeos é mais fácil. O usuário pode assistir do seu celular, de uma smart TV ou do computador. 

Existem diferentes maneiras de fazer sucesso no YouTube, e a variedade de temas é enorme. A plataforma divulgou uma lista com os destaques no Brasil em 2021. Games e podcasts foram os temas mais visualizados no ano. As lives e os vídeos de humor e comédia também estão na lista dos mais assistidos. 

Mas, além dessas temáticas, ainda é possível ver canais com resenhas de livros, filmes e séries; aulas on-line e canais de educação; exercícios físicos, meditação, música e culinária.

Diante de tanto conteúdo, separamos algumas dicas para você seguir e começar a utilizar o YouTube na sua estratégia de conteúdo: 

Crie um canal empresarial

A vantagem do canal empresarial é que várias pessoas podem acessar e criar conteúdo na conta. Além disso, um canal comercial pode ser sincronizado com o Google Meu Negócio, Google Fotos e Google+.

Para criar sua conta, você precisa ter um login Google. Quando fizer seu primeiro acesso à plataforma, será direcionado para configurações da conta. Basta selecionar a opção “Criar novo canal” na parte inferior da tela. 

Publique vídeos interessantes

Conheça o seu público para saber os temas que mais interessam a ele, e também quais são suas dores, para você criar conteúdo que solucione essas questões. Pesquise e roteirize todos os seus conteúdos. Você precisa pesquisar em fontes seguras e confiáveis para passar a informação correta. 


Não esqueça de prestar atenção na qualidade do vídeo

Pense no cenário, na iluminação e nos movimentos. Coloque a câmera ou celular em um tripé para a imagem não ficar tremendo. Use microfones para que seu áudio fique claro. E verifique as configurações aceitas pela plataforma para não ter retrabalho.

Diversifique os formatos

Para não ficar sempre igual, procure testar os formatos que geram mais engajamento e que a audiência se identifique e goste. Uma opção é conversar enquanto você cozinha. Ou você pode fazer um bate-papo com algum convidado. Ou fazer um tutorial do uso do seu produto, sem precisar aparecer. Utilize sua criatividade e teste. 


Capriche nos títulos e textos descritivos

Utilize palavras-chave nos seus títulos. Eles devem ser diretos e claros. Os títulos devem ter no máximo 100 caracteres. Lembre-se de que o YouTube é muito utilizado como buscador. Então, pense em como o seu potencial cliente buscaria o seu assunto. Na descrição do vídeo, coloque as informações essenciais e aproveite para divulgar as suas outras redes sociais e site.


Interaja com a sua audiência

Responda todos os comentários. Mostre que você está atento à opinião do seu público. Aposte em CTAs (Call To Action) para incentivar a participação dos usuários no seu canal. 


Tenha periodicidade

Seja constante e frequente. Se não for possível publicar um vídeo todos os dias, estipule o dia da semana e horário em que seus vídeos serão publicados. Assim, sua audiência se programa para assistir o seu vídeo. 

Invista em técnicas de SEO

Como o YouTube tornou-se um buscador, assim como o Google, as técnicas de SEO passaram a ser essenciais. Aplique palavras-chave tanto no título quanto na descrição dos seus vídeos. Não se esqueça de usar as tags corretas. E lembre-se que a qualidade também faz parte das técnicas de SEO.

Gerar conteúdo e relacionamento em diferentes plataformas faz parte de uma estratégia completa de marketing. Mas, é bom ressaltar que estar presente no YouTube vai depender do perfil da sua persona e do seu negócio. 

Agora, levante-se e vá colocar a mão na massa.

 

Forte abraço e se cuidem!


 

(*) Marcos Tadeu Lima - Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial, marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.

 

 


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