Por Marcos Tadeu Lima(*)
Não
podemos pensar em conteúdo on-line, sem pensar no formato audiovisual. Os
hábitos de consumo das pessoas mudaram e, hoje, elas têm mais acesso à internet
com velocidade e a conteúdos de qualidade.
O YouTube é uma plataforma de
compartilhamento de vídeos que tem se destacado e se transformado em um recurso
de pesquisa, assim como o Google. O consumidor faz pesquisas por tutoriais de
produtos, roteiros de viagens, receitas de comidas, enfim, uma variedade de
conteúdos visuais.
No Brasil, segundo o relatório da Digital 2022:
Brazil,
são mais de 138 milhões de usuários. No mundo todo,
são mais de um bilhão de inscritos. O alcance do YouTube é enorme, e as
empresas têm percebido e investido na produção de conteúdo para canais na
plataforma.
No entanto, para você utilizar esse canal
de comunicação, antes de tudo, você precisa identificar quem é o seu cliente e
se o YouTube é um canal utilizado por ele. O YouTube é uma plataforma
estratégica se a sua persona estiver nela e se fizer sentido para o seu
negócio.
Provavelmente, fará sentido porque o
conteúdo de vídeo é atrativo e tende a engajar nas redes sociais e plataformas.
Isso acontece porque o consumo dos vídeos é mais fácil. O usuário pode assistir
do seu celular, de uma smart TV ou do computador.
Existem diferentes maneiras de fazer
sucesso no YouTube, e a variedade de temas é enorme. A plataforma divulgou uma
lista com os destaques no Brasil em 2021. Games e podcasts foram os temas mais
visualizados no ano. As lives e os vídeos de humor e comédia também estão na lista
dos mais assistidos.
Mas, além dessas temáticas, ainda é
possível ver canais com resenhas de livros, filmes e séries; aulas on-line e
canais de educação; exercícios físicos, meditação, música e culinária.
Diante de tanto conteúdo, separamos
algumas dicas para você seguir e começar a utilizar o YouTube na sua estratégia
de conteúdo:
Crie um canal empresarial
A vantagem do canal empresarial é que
várias pessoas podem acessar e criar conteúdo na conta. Além disso, um canal
comercial pode ser sincronizado com o Google Meu Negócio, Google Fotos e
Google+.
Para criar sua conta, você precisa ter um
login Google. Quando fizer seu primeiro acesso à plataforma, será direcionado
para configurações da conta. Basta selecionar a opção “Criar novo canal” na
parte inferior da tela.
Publique vídeos interessantes
Conheça o seu público para saber os temas
que mais interessam a ele, e também quais são suas dores, para você criar
conteúdo que solucione essas questões. Pesquise e roteirize todos os seus
conteúdos. Você precisa pesquisar em fontes seguras e confiáveis para passar a
informação correta.
Não esqueça de prestar atenção na qualidade do vídeo
Pense no cenário, na iluminação e nos
movimentos. Coloque a câmera ou celular em um tripé para a imagem não ficar
tremendo. Use microfones para que seu áudio fique claro. E verifique as
configurações aceitas pela plataforma para não ter retrabalho.
Diversifique os formatos
Para não ficar sempre igual, procure
testar os formatos que geram mais engajamento e que a audiência se identifique
e goste. Uma opção é conversar enquanto você cozinha. Ou você pode fazer um
bate-papo com algum convidado. Ou fazer um tutorial do uso do seu produto, sem
precisar aparecer. Utilize sua criatividade e teste.
Utilize palavras-chave nos seus títulos.
Eles devem ser diretos e claros. Os títulos devem ter no máximo 100 caracteres.
Lembre-se de que o YouTube é muito utilizado como buscador. Então, pense em
como o seu potencial cliente buscaria o seu assunto. Na descrição do vídeo,
coloque as informações essenciais e aproveite para divulgar as suas outras
redes sociais e site.
Interaja com a sua audiência
Responda todos os comentários. Mostre que
você está atento à opinião do seu público. Aposte em CTAs (Call To Action)
para incentivar a participação dos usuários no seu canal.
Seja constante e frequente. Se não for
possível publicar um vídeo todos os dias, estipule o dia da semana e horário em
que seus vídeos serão publicados. Assim, sua audiência se programa para
assistir o seu vídeo.
Invista em técnicas de SEO
Como o YouTube tornou-se um buscador,
assim como o Google, as técnicas de SEO passaram a ser essenciais. Aplique
palavras-chave tanto no título quanto na descrição dos seus vídeos. Não se
esqueça de usar as tags corretas. E lembre-se que a qualidade também faz parte
das técnicas de SEO.
Gerar conteúdo e relacionamento em
diferentes plataformas faz parte de uma estratégia completa de marketing. Mas,
é bom ressaltar que estar presente no YouTube vai depender do perfil da sua
persona e do seu negócio.
Agora, levante-se e vá colocar a mão na massa.
Forte abraço e se cuidem!
Acompanhe-nos em nossas redes sociais:
Blog: https://forsalenews.blogspot.com/
Facebook: https://www.facebook.com/forsalenews
Instagram: https://www.instagram.com/conhecimento_e_negocios/
(*) Marcos Tadeu Lima
- Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial,
marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança
organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e
experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões,
buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário