Por
Marcos Tadeu Lima(*)
Quando o tema é marketing muitas dúvidas surgem. O que é marketing? Marketing e publicidade são a mesma coisa? Por que o marketing é importante? Como o marketing funciona? Vamos descomplicar o conceito para poder aplicar com sucesso nos negócios.
Marketing, segundo Seth Goding, “é tudo que está ao nosso redor, desde a hora que acordamos, lemos um livro ou interagimos com pessoas, tudo é marketing”. Por exemplo, quando convidamos um amigo para ir ao cinema e elogiamos o filme e os atores, estamos fazendo marketing.
Ou quando os pais tentam convencer os filhos a tomar alguma atitude, mostrando os benefícios ou oferecendo algo em troca. Isso também é marketing, de acordo com essa definição.
E marketing e publicidade são iguais? Publicidade trabalha com técnicas de divulgação de produtos, serviços e ideias. Já o marketing está relacionado à estratégia, ele vem antes da publicidade.
É a base estratégica que ajuda a empresa a alcançar os seus objetivos: quem quero atingir? Por que e como chegar até o público? Que ações serão implementadas?
Se pensarmos o marketing como uma pizza, a publicidade é uma fatia. São os instrumentos que o marketing utiliza para chegar até o consumidor. Quem é o seu cliente ideal e quais as necessidades dele?
São perguntas que o marketing faz antes de pensar em como comunicar-se com o consumidor. O como envolve tanto canais como a forma da linguagem. É uma linguagem formal, informal, divertida?
Se
falamos de TikTok ou Linkedin, por exemplo, estamos pensando nos canais. Mas,
para isso, é preciso entender quem é o cliente. Se o empreendedor resolve fazer
dancinhas no TikTok porque está na moda, sem entender que é preciso uma
estratégia, ele está queimando um canal e uma oportunidade.
Por
que o marketing é importante?
Além da geração de valor, o marketing representa o elo entre o que a empresa quer vender e a verdadeira necessidade das pessoas. Ele é responsável pela conquista e fidelização dos clientes. Para isso, são criadas estratégias de diferenciação, atração, conversação e retenção de clientes.
Existem inúmeros produtos, e a concorrência é grande em todos os segmentos. Hoje, você não concorre mais com a loja do lado. Um salão de beleza, por exemplo, está disputando mercado com a blogueira de moda que faz vídeo no YouTube e ensina às pessoas a fazerem tudo em casa.
O mercado é competitivo, e você precisa entender a necessidade do cliente para passar a mensagem correta. Ele precisa comprar, não apenas um item, mas o valor agregado à sua marca. Você deve vender valor, transformação e não preço. Marketing é gerar valor!
Toda estratégia de marketing precisa de constância. E, no marketing digital, que é o que vivenciamos hoje, é fundamental refletir se você está disposto a se expor nas redes sociais com frequência.
Que ele traz resultados ninguém tem dúvida, mas você precisa planejar suas estratégias, organizar-se e produzir conteúdo de qualidade, relevante e com frequência. Não é uma tarefa fácil, mas é uma oportunidade desafiadora e cheia de vantagens.
Acompanhe-nos em nossas redes sociais:
·
Blog: https://forsalenews.blogspot.com/
·
Facebook: https://www.facebook.com/forsalenews
·
Instagram: https://www.instagram.com/conhecimento_e_negocios/
(*) Marcos Tadeu Lima
- Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial,
marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança
organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e
experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões,
buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário