Por
Marcos Tadeu Lima(*)
Você sabe como usar as redes sociais para
comunicar-se com seus clientes, criar relacionamento e vender seus produtos ou
serviços?
Em um cenário tão desafiador, com tanta
concorrência, fortalecer sua presença digital nas mídias sociais pode ser
fundamental para a sobrevivência dos negócios.
O Brasil é um dos países que mais
utilizam as redes sociais. Elas já fazem parte da vida das pessoas e, por isso,
tornaram-se ferramentas estratégicas de comunicação para atrair e fidelizar
clientes.
Se você não sabe como tirar proveito das
redes sociais para o seu negócio, não tem problema, preparamos cinco dicas para
te ajudar nessa missão. Confira!
Saiba usar cada canal de comunicação
É fundamental entender as
particularidades de cada rede social para usá-las da melhor forma e agregar na
comunicação da sua empresa. Por exemplo, o Instagram pode ser utilizado para
mostrar o cotidiano da sua loja, com fotos e vídeos curtos.
Você pode abusar de hashtags que tenham
relação com o seu negócio. Ainda é possível aproveitar os stories, buscar
parcerias com influenciadores e aliar o WhatsApp para apoio às vendas.
Invista em comunicação de qualidade
Utilizar fotos e materiais de boa
qualidade agregam valor ao seu negócio e dão mais visibilidade à página da
empresa. Planejar ações focadas na interação também é fundamental para
conseguir engajamento do público.
Seja criativo! Você não precisa fazer publicação,
apenas, sobre a empresa. É possível diversificar com temas relacionados. Por
exemplo, se você tem uma loja de roupas pode divulgar conteúdo de moda e
tendências.
Avalie o melhor canal de vendas para o
seu negócio
Não é preciso ter um e-commerce para
estar presente nas redes sociais. O empreendedor deve avaliar a real
necessidade e a viabilidade de desenvolver esse canal de venda.
Cada alternativa tem uma finalidade e gera uma oportunidade, mas também traz o ônus do desenvolvimento de um sistema de gestão. Você deve analisar o que é mais interessante para o seu negócio de acordo com a sua realidade.
É possível comercializar produtos pelas
redes sociais de forma integrada. Você pode divulgar no Instagram, encaminhar
para o WhatsApp e fechar a venda pelo aplicativo, usando um meio de pagamento
on-line.
Para isso, é preciso organização e
planejamento para não prejudicar o cliente nem o seu negócio.
Use ferramentas para gerir as redes
sociais
Existem várias ferramentas que podem ser
utilizadas para realizar a gestão das redes sociais, como programar postagens,
acompanhar métricas, ver seguidores e engajamentos.
O ideal é usar um perfil empresarial para
acompanhar esses dados. Assim, você faz uma gestão mais assertiva das suas
redes.
Defina seu público-alvo
É fundamental definir o perfil do
público-alvo que você quer atingir para ser feita uma comunicação mais
assertiva e eficiente.
As redes sociais permitem que as
informações sejam direcionadas de forma precisa para um público específico,
diferente de outros canais de comunicação, como televisão ou jornal que falam
com o público geral.
Vale
também impulsionar, ou seja, pagar posts patrocinados que permitam direcionar a
mensagem para um público maior e que não seria possível de forma orgânica.
Ou mesmo
direcionar uma determinada comunicação a um público bem definido, sem que
apareça na linha do tempo do seu perfil.
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(*) Marcos Tadeu Lima
- Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial,
marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança
organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e
experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões,
buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.
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