Por
Marcos Tadeu Lima(*)
O planejamento financeiro da sua empresa
ainda não é uma realidade?
Essa prática é muito importante para
estruturar as estratégias de qualquer negócio que busca se fortalecer no
mercado e alcançar seus objetivos em termos de custos, rentabilidade e retornos
sobre investimento (ROI) de cada produto/serviço.
Se você
não sabe como iniciar esse planejamento, as dicas abaixo poderão te ajudar.
Conheça as etapas essenciais para que o
seu planejamento financeiro empresarial seja feito da forma correta:
01. Estipule seus objetivos empresariais
O que você deseja alcançar com sua
empresa? Crescer, expandir ou apenas se manter?
A partir da definição desses objetivos, você vai conseguir direcionar
suas metas financeiras e assim dar os primeiros passos no planejamento.
02. Monitore a saúde financeira da sua
empresa
Com as metas estipuladas, analise se elas
estão sendo alcançadas realizando um monitoramento mensal.
Esses dados servirão também para
consultas futuras, em momentos de tomadas de decisões. Assim, ficará mais fácil
decidir algo com base em dados reais do seu negócio.
03. Entenda a importância de manter um
fluxo de caixa
Será que
sua empresa está dando lucro ou prejuízo? Uma empresa lucrativa sem fluxo de
caixa organizado pode ir à falência! Portanto, entenda que é preciso não
somente ter dinheiro sobrando, mas também dinheiro em caixa para continuar
movimentando o seu negócio, com compra de estoques, pagamento de fornecedores,
etc.
04. Acompanhe a precificação dos seus
produtos ou serviços de forma estratégica
O planejamento deve contemplar as
possíveis alterações de preço, tendo como base o posicionamento que você quer
em relação ao mercado conforme os objetivos que foram definidos no início do
planejamento, lembra?
Ou seja, os seus custos precisam ser bem
avaliados para que o seu preço seja competitivo e condizente com a sua
estratégia de mercado.
05. Defina estratégias promocionais a
serem adotadas ao longo do ano
Organize de forma prévia estratégias
promocionais que envolvam vitrinismo, ou seja, invista em iluminação e
decoração estratégicas em sua loja e em uma vitrine com produtos dispostos de
forma a atrair visualmente o consumidor e despertar o seu desejo de compra.
Lembre-se também de aplicar descontos em
produtos com baixa saída, estipular metas com vendedores, etc. Uma boa dica é
ter cadastro de clientes que permita analisar o perfil de consumo e possibilite
planejar melhor quais itens são relevantes entrar em promoção, quais canais de
venda privilegiar, etc.
06. Mude seu foco como empreendedor e
delegue o operacional e o tático para sua equipe
Apenas criar toda uma estrutura de
planejamento financeiro na empresa não faz sentido se você não delegar
responsáveis pelas estratégias e ações. É preciso descentralizar!
Lembre-se
de estimular a mudança de mente também da sua equipe para que a rotina de
controle das finanças vire um hábito!
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(*) Marcos Tadeu Lima
- Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial,
marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança
organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e
experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões,
buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.
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