domingo, 20 de novembro de 2022

ESTRATÉGIAS PARA ORGANIZAR O PLANEJAMENTO FINANCEIRO DA SUA EMPRESA

 

Por Marcos Tadeu Lima(*) 

O planejamento financeiro da sua empresa ainda não é uma realidade?

Essa prática é muito importante para estruturar as estratégias de qualquer negócio que busca se fortalecer no mercado e alcançar seus objetivos em termos de custos, rentabilidade e retornos sobre investimento (ROI) de cada produto/serviço.

Se você não sabe como iniciar esse planejamento, as dicas abaixo poderão te ajudar.

Conheça as etapas essenciais para que o seu planejamento financeiro empresarial seja feito da forma correta:

01. Estipule seus objetivos empresariais

O que você deseja alcançar com sua empresa? Crescer, expandir ou apenas se manter?  A partir da definição desses objetivos, você vai conseguir direcionar suas metas financeiras e assim dar os primeiros passos no planejamento.

02. Monitore a saúde financeira da sua empresa

Com as metas estipuladas, analise se elas estão sendo alcançadas realizando um monitoramento mensal.

Esses dados servirão também para consultas futuras, em momentos de tomadas de decisões. Assim, ficará mais fácil decidir algo com base em dados reais do seu negócio.

03. Entenda a importância de manter um fluxo de caixa

Será que sua empresa está dando lucro ou prejuízo? Uma empresa lucrativa sem fluxo de caixa organizado pode ir à falência! Portanto, entenda que é preciso não somente ter dinheiro sobrando, mas também dinheiro em caixa para continuar movimentando o seu negócio, com compra de estoques, pagamento de fornecedores, etc.

04. Acompanhe a precificação dos seus produtos ou serviços de forma estratégica

O planejamento deve contemplar as possíveis alterações de preço, tendo como base o posicionamento que você quer em relação ao mercado conforme os objetivos que foram definidos no início do planejamento, lembra?

Ou seja, os seus custos precisam ser bem avaliados para que o seu preço seja competitivo e condizente com a sua estratégia de mercado.

05. Defina estratégias promocionais a serem adotadas ao longo do ano

Organize de forma prévia estratégias promocionais que envolvam vitrinismo, ou seja, invista em iluminação e decoração estratégicas em sua loja e em uma vitrine com produtos dispostos de forma a atrair visualmente o consumidor e despertar o seu desejo de compra.

Lembre-se também de aplicar descontos em produtos com baixa saída, estipular metas com vendedores, etc. Uma boa dica é ter cadastro de clientes que permita analisar o perfil de consumo e possibilite planejar melhor quais itens são relevantes entrar em promoção, quais canais de venda privilegiar, etc.

06. Mude seu foco como empreendedor e delegue o operacional e o tático para sua equipe

Apenas criar toda uma estrutura de planejamento financeiro na empresa não faz sentido se você não delegar responsáveis pelas estratégias e ações. É preciso descentralizar!

Lembre-se de estimular a mudança de mente também da sua equipe para que a rotina de controle das finanças vire um hábito!

 

 

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(*) Marcos Tadeu Lima - Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial, marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.

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