quinta-feira, 10 de novembro de 2022

A LOJA FÍSICA E O VAREJO DE EXPERIÊNCIA

 

Por Marcos Tadeu Lima(*) 

Você já ouviu falar em PDV, PDR, PDX? Sabe o que eles significam e como se relacionam? Sabe que passar de um para outro pode modificar o seu negócio em uma era em que o consumidor busca experiência, conveniência e serviços? 

Primeiro, vamos entender as siglas: PDV refere-se ao ponto de vendas; PDR, ao ponto de relacionamento; e PDX, ao ponto de experiência. 

O perfil do novo consumidor e o mercado atual exigem que o ponto de vendas evolua e se transforme em um ponto de experiência, atendendo às demandas e aos desafios que o público-alvo traz. 

A conveniência de comprar on-line, fortalecida pela pandemia, intensificou alguns hábitos do consumidor, que tem novas expectativas em relação às lojas físicas. Estas deixaram de ser meros pontos de venda para serem espaços de contato e relacionamento com o cliente, por isso é cada vez mais comum que ofereçam entretenimento, serviços e tecnologias. 

Esses recursos podem transformar um simples PDV em um espaço de convivência, lifestyle e lazer, tornando a experiência da compra mais interessante e prazerosa e possibilitando a criação de conexões emocionais. 

Com esse mesmo objetivo, algumas marcas fazem o caminho inverso: do on-line para o off-line, ou seja, lojas que surgiram no mundo virtual hoje investem em lojas físicas (lojas-conceito) como forma de encantar o cliente e fidelizá-lo. 

Esses estabelecimentos oferecem experiências sensoriais (aromas, música, iluminação, decoração, cantinho do chá/café, degustações), serviços (retirada do produto comprado on-line na loja física, áreas destinadas a pets, áreas destinadas a crianças, áreas para uso de internet), entretenimento (eventos, workshops, cursos), atendimento personalizado (conforme os dados do seu cliente), uso de tecnologias, experiências omnichannel, promoções e outras facilidades. 

Desse modo, as possibilidades para uma loja física como experiência para o consumidor são muitas, e as palavras de ordem são inovação e criatividade. 

Acompanhe-nos em nossas redes sociais:

 

Blog: https://forsalenews.blogspot.com/

Facebook: https://www.facebook.com/forsalenews

Instagram: https://www.instagram.com/conhecimento_e_negocios/

 

(*) Marcos Tadeu Lima - Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial, marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques

ENTENDENDO O PROCESSO DE FORMATAÇÃO DE FRANQUIAS

  Por Marcos Tadeu Lima(*)  Está pensando em expandir o seu negócio? Saiba que o modelo de franquias é especial para atender as suas neces...

Outros artigos