Por
Marcos Tadeu Lima(*)
O WhatsApp Business é uma ferramenta estratégica para interagir com o cliente, acelerar vendas e gerar melhores resultados. Para isso, é preciso conhecer as funcionalidades do aplicativo e implementar suas ações a partir de um planejamento.
Muitos empreendedores acabam utilizando o WhatsApp Business de maneira equivocada, enviando muitas mensagens ao cliente, com textos longos e confusos. Evite essa prática. Planeje suas ações promocionais de maneira que não canse o consumidor.
Ser claro e direto é fundamental. Suas mensagens não podem ser muito longas. Você precisa ser criativo e atrair a atenção do seu cliente para que ele leia toda a sua mensagem. Você pode utilizar emojis para passar um tom de informalidade e diversão. Mas, lembre-se que é preciso conhecer o seu cliente.
Esse
é o primeiro passo em qualquer estratégia de marketing digital: entenda o
perfil do seu cliente, suas dores e desejos. Por exemplo, se o WhatsApp é o
canal que ele mais utiliza, é interessante estar disponível ou colocar um
colaborador no atendimento via WhatsApp.
Crie
relacionamentos duradouros
O WhatsApp possui mais de dois bilhões de usuários em todo o mundo. No Brasil, é um dos aplicativos mais utilizados. Trata-se de um canal de comunicação que chega a uma grande quantidade de pessoas e que facilita o acesso do seu cliente ao seu negócio e vice-versa.
Aproveite a função "etiquetas" para organizar e encontrar, com facilidade e rapidez, as conversas e mensagens trocadas com o seu cliente. É possível criar etiquetas com diferentes cores ou nomes e adicioná-las a conversas ou mesmo nas mensagens dentro de uma conversa.
Quando uma pessoa entrar em contato com o seu negócio, você pode verificar se é o primeiro contato ou se vocês já conversaram antes. Se for um segundo contato e já estiver etiquetado, você pode direcionar melhor o atendimento. Chamar a pessoa pelo nome ou saber se ela já recebeu os valores dos produtos, por exemplo.
O aplicativo permite a criação de até 20 etiquetas. Basta acessar sua conta Business, tocar e segurar na conversa e, em seguida, clicar em etiquetar. Após selecionar as etiquetas que você deseja usar, salve.
Com
as etiquetas, você também consegue visualizar a etapa da jornada do consumidor.
Por exemplo, você consegue classificar os atendimentos como primeira
demonstração de interesse, pagamento efetuado, pagamento pendente, encomenda
entregue e assim por diante.
Boas-práticas
É importante ressaltar que você precisa da permissão do seu cliente para enviar mensagens de WhatsApp. Em caso de promoções, certifique-se de que ele aceitou receber, seja por meio de formulário on-line ou físico. Caso o cliente não queira, você corre o risco de ser ignorado ou bloqueado.
Para não ser identificado como spam, complete todas as informações do seu perfil. Coloque uma foto do seu negócio ou da logomarca, o nome, telefone, endereço, site, horário de funcionamento e descrição. Assim, quando o consumidor recebe uma mensagem, já sabe que se trata da sua empresa.
Também é importante escolher o melhor horário para envio de mensagens. Evite horários muito cedo ou tarde. O ideal é manter o horário comercial. Se você tem um restaurante, por exemplo, pode enviar mensagens um pouco antes do almoço para ser lembrado e gerar interesse no cliente.
Outro ponto de atenção é a mensagem de áudio, muito utilizada atualmente. Seu cliente pode não gostar dessa ferramenta ou não poder escutar no momento em que você enviar.
Com o WhatsApp Business, você pode organizar demandas e planejar seus atendimentos. Além disso, é possível criar estratégias de vendas com foco no cliente.
Aproveite o WhatsApp Business para personalizar o atendimento e aumentar o faturamento da sua empresa.
Acompanhe-nos em nossas redes sociais:
·
Blog: https://forsalenews.blogspot.com/
·
Facebook: https://www.facebook.com/forsalenews
·
Instagram: https://www.instagram.com/conhecimento_e_negocios/
(*) Marcos Tadeu Lima
- Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial,
marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança
organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e
experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões,
buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário