Por
Marcos Tadeu Lima(*)
Você pode usar estratégias de marketing
digital para trazer tráfego orgânico para o seu site, loja virtual ou redes
sociais. Mas, o que é o tráfego orgânico?
São as visitas espontâneas que você
recebe na sua plataforma, quando um usuário faz uma pesquisa nos buscadores
on-line, e o endereço da sua página aparece nas primeiras colocações.
Seu potencial cliente entra por esse
link, gerando um tráfego orgânico.
Alguns pequenos negócios preferem atuar
com estratégias de tráfego orgânico por acreditarem que não precisam de
investimentos altos. Você pode não precisar separar um orçamento, como no caso
do tráfego pago, mas precisa investir tempo e esforço.
Isso porque é preciso conhecer seu
público, planejar suas ações, produzir conteúdo, manter a frequência das suas
publicações e avaliar as métricas. Não é um trabalho fácil, mas gerar tráfego
orgânico traz os seguintes benefícios para o seu negócio:
Custo-benefício: o tráfego orgânico ajuda a reduzir os custos do marketing e gera
resultados ao longo do tempo. Ao contrário do anúncio pago, que traz tráfego
somente durante as campanhas.
Escalabilidade: os resultados do tráfego orgânico são contínuos. Você precisa
conhecer seu cliente para produzir conteúdo de qualidade e direcionado. Assim,
você vai aumentando o seu tráfego e ganhando confiabilidade.
Relevância e autoridade: o tráfego orgânico gera relevância e autoridade porque ele vai
levando mais visitantes para o seu site e, assim, os buscadores entendem que
seu conteúdo é confiável e tem autoridade. Mas, não se esqueça: é preciso
conhecer o seu cliente e ter um bom planejamento de marketing de conteúdo.
Duração: o
tráfego não acaba, mas é preciso dedicação e frequência. Se você conseguir
chegar nas 10 primeiras posições do Google, por exemplo, mantenha seu
planejamento e produção de conteúdo. Isso porque se você deixar de lado, você
pode perder, rapidamente, sua colocação.
Construção
de relacionamento qualificado: com o
tráfego orgânico, você consegue acompanhar a jornada do seu cliente, com
conteúdo específico para cada momento. Essa é uma forma de personalizar e de
manter o relacionamento com seu cliente.
Invista
seu tempo em planejamento de marketing de conteúdo e aproveite as oportunidades
de conquistar mais clientes e potencializar seus resultados, tanto no ambiente
físico quanto no virtual.
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(*) Marcos Tadeu Lima
- Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial,
marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança
organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e
experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões,
buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.
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