domingo, 20 de novembro de 2022

GERANDO TRÁFEGO ORGÂNICO PARA O SEU NEGÓCIO

 

Por Marcos Tadeu Lima(*) 

Você pode usar estratégias de marketing digital para trazer tráfego orgânico para o seu site, loja virtual ou redes sociais. Mas, o que é o tráfego orgânico?

São as visitas espontâneas que você recebe na sua plataforma, quando um usuário faz uma pesquisa nos buscadores on-line, e o endereço da sua página aparece nas primeiras colocações.

Seu potencial cliente entra por esse link, gerando um tráfego orgânico.

Alguns pequenos negócios preferem atuar com estratégias de tráfego orgânico por acreditarem que não precisam de investimentos altos. Você pode não precisar separar um orçamento, como no caso do tráfego pago, mas precisa investir tempo e esforço.

Isso porque é preciso conhecer seu público, planejar suas ações, produzir conteúdo, manter a frequência das suas publicações e avaliar as métricas. Não é um trabalho fácil, mas gerar tráfego orgânico traz os seguintes benefícios para o seu negócio:

Custo-benefício: o tráfego orgânico ajuda a reduzir os custos do marketing e gera resultados ao longo do tempo. Ao contrário do anúncio pago, que traz tráfego somente durante as campanhas.

Escalabilidade: os resultados do tráfego orgânico são contínuos. Você precisa conhecer seu cliente para produzir conteúdo de qualidade e direcionado. Assim, você vai aumentando o seu tráfego e ganhando confiabilidade.

Relevância e autoridade: o tráfego orgânico gera relevância e autoridade porque ele vai levando mais visitantes para o seu site e, assim, os buscadores entendem que seu conteúdo é confiável e tem autoridade. Mas, não se esqueça: é preciso conhecer o seu cliente e ter um bom planejamento de marketing de conteúdo.

Duração: o tráfego não acaba, mas é preciso dedicação e frequência. Se você conseguir chegar nas 10 primeiras posições do Google, por exemplo, mantenha seu planejamento e produção de conteúdo. Isso porque se você deixar de lado, você pode perder, rapidamente, sua colocação.

Construção de relacionamento qualificado: com o tráfego orgânico, você consegue acompanhar a jornada do seu cliente, com conteúdo específico para cada momento. Essa é uma forma de personalizar e de manter o relacionamento com seu cliente.

 

Invista seu tempo em planejamento de marketing de conteúdo e aproveite as oportunidades de conquistar mais clientes e potencializar seus resultados, tanto no ambiente físico quanto no virtual.

 

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(*) Marcos Tadeu Lima - Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial, marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.

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