Por
Marcos Tadeu Lima(*)
Sabemos
que a transformação digital mexe na organização das empresas e na forma de
vender produtos e serviços.
No entanto, segundo o livro “A grande Tr4nsfoRmação”, de Edmour Saiani, especialista em cultura e gestão de atendimento, a transformação que mais impacta as marcas nos últimos anos é a transformação humana.
Para ele a grande mudança, no varejo e nas marcas, está na valorização do funcionário na ponta da cadeia, aquele que se relaciona diretamente com o cliente.
Os funcionários seriam os “heróis da ponta”, aqueles que vão cumprir as promessas da marca. O bom atendimento lida com o lado humano, com clientes exigentes e conscientes, o que torna os valores ligados ao social e ao sustentável ainda mais necessários.
E antes de cuidar do cliente, a empresa precisa entregar uma boa experiência para os funcionários. Uma das medidas é substituir a hierarquia pela autonomia, modelo de gestão que não é uma utopia, mas possível com um time coeso, com noção de autodisciplina e que consiga se enxergar como dono do negócio.
“O relacionamento das empresas com os consumidores hoje é omnichanel e as marcas precisam cuidar para que todos os canais propaguem os mesmos valores e tenham o mesmo efeito sobre os clientes”, afirma.
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(*) Marcos Tadeu Lima
- Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial,
marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança
organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e
experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões,
buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.
Fonte:
https://www.consumidormoderno.com.br/2022/10/10/transformacao-humana-pos-pandemia/
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