Por
Marcos Tadeu Lima(*)
O marketing digital é um universo de possibilidades. Saber a estratégia a ser seguida para obter sucesso é fundamental para o seu negócio. Por isso, faça um planejamento e organize suas ações.
Alguns pontos são fundamentais, e você não pode deixar passar. Separamos quatro erros que o empreendedor deve evitar.
Não
definir as suas personas
A persona é um personagem fictício que representa o ideal de seu cliente. Ela tem nome, sobrenome, profissão, idade, interesses e necessidades. A persona é diferente do público-alvo, que é geral.
Por
exemplo, uma loja de roupas esportivas femininas pode ter como persona: Maria
Silva, personal trainer, 25 anos, gosta de correr e participar de maratonas.
Ela sente falta de conforto nas roupas que veste para praticar suas corridas.
Não
focar as ações no seu cliente
O seu cliente deve estar no foco da sua estratégia para que a ação e as mensagens sejam assertivas. O marketing digital atua nas ferramentas projetadas e oferece uma série de instrumentos aos empreendedores para conhecer o cliente e definir as atividades.
Por
exemplo, se o empreendedor decidir produzir conteúdo como estratégia de
marketing digital, ele precisa entender o que o seu cliente quer receber como
conteúdo e em que ponto da jornada do consumidor ele está. Ainda é um cliente
em potencial que você quer atrair com o seu conteúdo? Então, ainda não é hora
de falar especificamente do seu produto, mas de colocar-se como fonte de
informação.
Não
estabelecer um objetivo
A definição de objetivos está entre as primeiras ações de um planejamento de marketing digital. Onde você quer chegar? Você deseja mais clientes ou aumentar suas vendas? Sua intenção é criadora ou intensificadora de sua presença digital?
Sem
objetivos, não tem como estabelecer estratégias e ações. Para se alcançar
resultados positivos, é preciso trilhar um caminho que começa, necessariamente,
pelo seu negócio.
Não
reconhecer a importância do Google
O Google é o buscador mais utilizado no mundo. Estudos mostram que a maioria dos consumidores faz pesquisa no Google antes de fechar um negócio, seja para descobrir o serviço ou mesmo ver estimativas de estimativas.
Além disso, o Google possui uma das maiores plataformas de anúncios, o Google Ads. As campanhas de anúncios aparecem nos resultados da pesquisa e no Maps. O pagamento dos anúncios é realizado quando clique para o seu site ou chamadas autorizadas. Com isso, é possível aumentar o alcance do seu negócio.
O Google também oferece o Perfil de Empresa, o antigo Google Meu Negócio. Outra possibilidade de intensificador sua presença on-line. Quando um usuário realiza, por exemplo, uma busca pela academia de ginástica mais próxima da residência, o seu estabelecimento pode aparecer para ele no Maps com direcionamento de rota.
Lembre-se de que o cadastro deve estar completo, com nome, endereço, contatos, dados importantes de funcionamento e descrição do negócio. Você também pode colocar fotos e vídeos. Outros clientes podem deixar estimativas, deixar, assim, uma prova social para o seu estabelecimento.
O marketing digital oferece muitas possibilidades e ferramentas. Faça o seu planejamento e fique atento para não cair nesses erros. Com conhecimento e sua dedicação a estratégia de marketing digital pode trazer bons resultados para sua empresa.
Acompanhe-nos em nossas redes sociais:
·
Blog: https://forsalenews.blogspot.com/
·
Facebook: https://www.facebook.com/forsalenews
·
Instagram: https://www.instagram.com/conhecimento_e_negocios/
(*) Marcos Tadeu Lima
- Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial,
marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança
organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e
experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões,
buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário