Por Marcos Tadeu Lima(*)
Para
potencializar suas ações, você precisa, antes de tudo, olhar o marketing da sua
empresa da mesma maneira que você vê a sua saúde.
Como?
Quando você se sente mal, vai ao médico, que pede vários exames. Depois desse
diagnóstico inicial, ele consegue determinar as melhores ações de tratamento.
Correto? Da mesma maneira, acontece com o marketing da sua empresa.
Confira
algumas etapas importantes para você estruturar suas ações da melhor forma e
alcançar resultados positivos:
Análise de
mercado
Observe os
diagnósticos de gestão para entender o mercado em que sua empresa está
inserida: Conheça a legislação, o contexto econômico, as mudanças sociais e
todos os fatores do contexto macro em que seu negócio está.
·
Aspectos da
concorrência: Como funciona a concorrência? Como as
outras empresas atuam no mercado? Veja qual pode ser o seu diferencial no
mercado.
·
Vendas: Identifique que tipo de produto você está vendendo e como é a
abordagem dos seus vendedores.
·
Percepção da marca: como os seus clientes e a sociedade enxergam a sua marca? Esse
item vai mostrar como a sua marca deve se colocar no mercado e quais são as
estratégias que ela deve utilizar.
Defina seu
objetivo
Com o
diagnóstico feito, defina quais são os seus objetivos e como você irá analisar
os resultados, quais serão os seus indicadores.
Posicionamento
no mercado
O próximo
passo é se posicionar no mercado. Não se esqueça que é preciso ser verdadeiro.
De nada adianta colocar-se como uma marca jovem e inovadora, se o cliente chega
ao seu estabelecimento e tem que preencher diversos cadastros e passar por
muita burocracia somente para ter uma informação, por exemplo.
Plano de
ação
É o
documento que vai dizer o que e como você vai fazer para identificar que
alcançou o resultado esperado. Lembre-se de que toda ação de marketing, seja
nas redes sociais ou nas mídias tradicionais, precisa ter coerência com o
objetivo e o posicionamento da sua empresa.
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(*) Marcos Tadeu Lima
- Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial,
marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança
organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e
experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões,
buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.
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