Por Marcos Tadeu Lima(*)
Planejamento e bons negócios SEMPRE andam juntos, isso todo mundo sabe. A questão é que, assim como cada um tem seu próprio jeito de caminhar, cada um também se adapta a um método diferente de planejar suas ações empresariais.
É por isso que, conhecendo a extensa diversidade do intelecto humano, pesquisadores vêm inovando e mostrando ao mercado que a organização das ideias também pode ser uma coisa bacana – e não precisa estar ancorada somente em processos de escrita, por exemplo (que dão medo em muita gente).
1. Qual a importância de um bom plano de
negócios para a saúde do seu empreendimento?
2. Qual o objetivo de se ter um Plano de
Negócios?
3. Como fazer um plano de negócios online?
4. O que caracteriza um (bom) Plano de
Negócios;
5. O passo a passo para a construção deste
plano de negócio.
Qual a
importância de um bom plano de negócios para a saúde do seu empreendimento?
O Plano de
Negócios tira a ideia da cabeça e leva para o papel, onde errar é mais barato e
é o segundo passo quando alguém está montando um negócio novo: primeiro vem
aquela ideia bacana sobre um serviço ou produto a ser lançado no mercado,
depois vem o plano de negócios para responder se esta proposta é viável ou não.
O empreendedor é também um visionário, um sonhador: e aquilo que está lá na visão dele ganha ares de realidade quando transformado em plano de negócios.
Em um post anterior
descrevemos os motivos e as características para ser um super empreendedor de
sucesso. Se não leu ainda, veja aqui.
Embora possa
parecer até enfadonho para os empreendedores mais jovens, pense bem: não é mais
fácil reunir todas as informações disponíveis sobre o seu negócio,
especialmente sobre um projeto de empresa nova, em um só lugar?
A intenção de
se montar um plano de negócios é justamente colocar luz a todas as etapas e
tópicos que fazem parte da avaliação e da montagem da empresa. Ao colocar essas
informações em um documento, o empreendedor pode identificar com mais clareza
as dificuldades que poderá enfrentar, e também avaliar se os pontos fortes do
seu negócio estão de acordo com suas expectativas.
É comum
encontrar, através da montagem do plano de negócios, dúvidas sobre as quais o
empreendedor nem tinha pensado ainda: quantos funcionários serão necessários,
como vai ser feita a entrega do produto, que valor será cobrado por cada
serviço.
As perguntas
são muitas, e é essa a hora de aparecerem mesmo, para que possam ser amenizadas
quando a empresa estiver funcionando. É por isso que é uma ferramenta que tem a
cara do sucesso: fica mais factível o que pode e deve acontecer com o negócio
quando olhamos para todos esses pontos.
Como comentamos
na introdução deste artigo, o conhecimento está sempre em evolução e já sabemos
que há diversos tipos de aprendizado. Como o plano de negócios é uma ferramenta
que exige esforço do empreendedor, ele mesmo, para que as coisas funcionem, o
ideal é encontrar uma ferramenta que permita a montagem do plano de acordo com
o perfil do empreendedor.
O mais
importante é que, depois de escolhida a ferramenta, o empresário possa inserir
informações relevantes e descobrir o que ainda falta saber para dar solidez à
proposta de negócios.
Saber, por
exemplo, se existe clientela suficiente para que o projeto se sustente depois
de funcionando faz parte do planejamento estratégico de vendas. Mas os modelos
vão muito além disso: há campos para saber quem estará apoiando o negócio,
quais são os concorrentes diretos e indiretos, quais serão os desafios do empreendimento.
Lembre-se: nenhuma informação é irrelevante.
Depois de bem
estruturado, pensado, cuidado… O plano de negócios está verdadeiramente pronto
para seguir seu rumo: ajudar você a abrir sua empresa como sempre quis, ou
mesmo indicar um caminho da inovação ou expansão em um negócio que você já tem.
Qual o objetivo de se ter um Plano de Negócios?
Para muita gente está claro
que para a abertura de empresas trata-se de ferramenta essencial, mas o plano
de negócios também pode, e deve, ser utilizado para planejar as grandes
mudanças que a empresa pode sofrer.
Por exemplo, em uma indústria
de cosméticos, quando o empreendedor resolve criar uma nova linha de produtos,
é importante haver planejamento das ações. Os passos da modificação da empresa,
para que comporte a manufatura e a comercialização desta nova linha, podem ser
estudados, também, em um plano de negócios bem feito.
Outro ponto que reflete a
importância do plano de negócios é justamente a avaliação financeira da
empresa.
É neste momento que o
empresário decide onde irá buscar os recursos para colocar em prática o que
está desenhado, seja para iniciar a empresa, para ampliá-la ou inovar. Se o
empreendedor já tem um bom planejamento financeiro, esta etapa será vencida com
facilidade.
Faz parte deste momento, de
estruturação do negócio, avaliar concretamente os aspectos financeiros,
justamente para manter em dia este aspecto que é tão crucial para todo bom
negócio: a saúde financeira.
É interessante que, além de
ser um documento que é um mapa para o próprio empreendedor, há uma série de
relações que demandam que o plano de negócios seja compartilhado. É o caso de
alguns tipos de linhas de crédito bancárias, onde é solicitado o plano daquela
empresa para avaliar a viabilidade deste financiamento.
Não é diferente com as
startups que buscam investidores: é preciso entregar o tema de casa, um bom
plano de negócios, para dar segurança a quem tem interesse em trazer dinheiro
para a empresa.
Ele também ajuda você a manter
uma mentalidade empreendedora, lhe enchendo de coragem e animo para continuar
sua jornada, que terá grandes desafio, mas também recompensas.
Como fazer um plano de negócios (físico ou
online)?
O modelo tradicional de plano
de negócios vai contar com uma série de itens a serem informados, como se fosse
mesmo um trabalho de faculdade, bastante informativo. O legal é que hoje já
existem uma série de ferramentas online que fazem as perguntas certas para
montar o seu documento – é claro que as respostas são originais suas.
O SEBRAE, que é gerador de uma
série de materiais para ajudar pequenos empreendedores, conta com bastante
material nesse sentido, esmiuçando o que você precisa buscar de informação na
composição do plano de negócios.
Optando ou não por montar o
documento online, o crucial do plano de negócios é o levantamento de
informações. Entre os dados que você terá de levantar estão informações do
ambiente externo do negócio, onde você identifica ameaças e oportunidades para
o que está criando. Além disso, constam etapas de planejamento de marketing e,
claro, finanças.
A busca pelas informações
ganha força com o compartilhamento de dados dos diversos setores pela internet.
É muito mais fácil ter ideia de quanto determinado tipo de negócio é demandado
quando se pode utilizar o buscador de internet para isso.
A parte de marketing vai
abordar a conexão entre o seu negócio e os clientes. Hoje em dia não podem
ficar de fora as investidas no Marketing Digital, e por isso mesmo aparecem
aqui tanto os investimentos na comunicação quanto as definições estratégicas de
posicionamento da marca.
Como já comentamos antes, a
saúde financeira da empresa é crucial tanto na abertura quanto para investir em
novos negócios.
E esse é um dos requisitos
mais essenciais: afinal, de onde o empreendedor pretende conseguir o capital
necessário para abrir a empresa? Não existe mágica, mas mesmo quem não tem
dinheiro no bolso encontra alternativas viáveis, especialmente quando as ideias
são boas e o planejamento bem feito.
Além de considerar o capital
para investimento, o plano de negócios vai responder em quanto tempo o
empreendedor terá retorno do que foi investido, considerando o potencial da
empresa em gerar recursos com suas atividades.
É mais ou menos assim:
investindo R$10 mil em uma lanchonete de atendimento por delivery, em quantos
meses o empresário terá esses mesmos R$10 mil disponíveis novamente? Pense bem:
é uma resposta extremamente importante, e decisiva para dar seguimento a
implantação ou não.
Um dos grandes aliados do
planejamento empresarial, o plano de negócios, está com várias caras e
formatos. E, nessas versões novas, o documento ganha atratividade para novos
públicos, e segue respondendo às perguntas sobre o que precisa ser feito para a
empresa decolar.
O que
caracteriza um (bom) Plano de Negócios?
Um bom plano de
negócios é aquele que responde, no formato em que for proposto, perguntas sobre
como a empresa está organizada, sobre seus clientes, fornecedores, e ainda
sobre as estratégias que poderão ser utilizadas para ganhar mercado e manter o
negócio em um bom patamar.
Ou seja, a
qualidade e a data de validade das informações são fundamentais para a
construção deste mapa.
O passo a passo para a
construção deste plano de negócio.
Agora
que você já sabe o que é um plano de negócios para a sua nova empresa, agora é
o momento de evoluir para a construção de um. Mas não se preocupe. O plano de
negócios sempre é proporcional ao tamanho do seu negócio e aos desafios que
você está se propondo.
Um
plano de negócios consistente para sua empresa, deve ter pelo menos as
seguintes etapas:
1. Sumário executivo – Um
resumo claro e objetivo
O sumário
executivo é a primeira parte do seu Plano de Negócio, mas a última a ser elaborada.
Nele, você vai resumir a descrição do seu empreendimento e o diferencial dele
no mercado; a missão do seu negócio; a descrição do perfil dos empreendedores e
dos empregados; quais serão os produtos, serviços e os principais benefícios;
quem são os seus potenciais clientes; a localização – se existir uma sede
física; qual o investimento total; a forma jurídica e o enquadramento
tributário.
2. Análise de Mercado –
Entendendo o universo do negócio.
Com a análise
de Mercado, você vai entender quem são seus clientes e como está a
concorrência. Esta é uma das partes fundamentais do seu planejamento e da sua
pesquisa, pois através dela irá compreender melhor os aspectos importantes do
mercado no qual você irá atuar.
3. Análise da concorrência – Quem são os
corredores desta corrida.
É muito
importante ficar de olho nos concorrentes. Um passo importante nessa análise é
verificar os pontos fortes e fracos e comparar com o que você está planejando
para o seu empreendimento.
4. Análise de fornecedores -
Quem são os meus parceiros.
Os seus fornecedores
são aqueles que darão o aporte de matéria prima ou serviços necessários para o
funcionamento do seu negócio. pesquise e avalie as melhores opções, entenda o
momento e capacidade de cada um e estabeleça uma relação próxima, de forma que
você tenha sempre prioridade e boas negociações.
5. Plano de marketing – Como
me posicionar, precificar e comunicar
O plano de
marketing irá dar objetividade ao seu negócio, é nele que você descreve as suas
entregas para seus clientes. Quais os seus produtos ou serviços que o cliente poderá
contar com você com as especificações gerais. Ainda no plano de marketing você
detalhará a estratégia de venda dos seus produtos e como você planeja fazer com
que chegue até os clientes.
6. Plano operacional – A mão
na massa
Esta parte é
onde você descreve como o seu negócio irá funcionar no dia a dia. Nele, você
irá demonstrar os passos necessários para a venda do seu produto ou para a
prestação de serviço da sua empresa. Na prática, você irá responder a seguinte
pergunta: Quanto eu consigo vender em um determinado período?
7. Plano Financeiro – O sangue
que corre na veia.
No plano
financeiro você irá incluir tudo que envolve dinheiro, despesas, investimentos
e capital de giro em todas as ações planejadas no Plano. Para escrever o plano
financeiro, pense no custo de tudo que você já escreveu até agora:
Matéria-prima, fornecedores, equipamentos, estabelecimentos físicos, domínios e
hospedagem de lojas online, salários, marketing, etc. O resultado disso tudo,
apresentado em números, será o seu Plano Financeiro. Com ele, você terá uma
noção do investimento total do seu empreendimento.
Bem, agora que
corajosamente você chegou até aqui, já sabe o que precisa fazer para construir
um plano de negócio. Agora é arregaçar as mangas e bora empreender!
Forte abraço e
se cuidem!
Acompanhe-nos em nossas redes sociais:
Blog: https://forsalenews.blogspot.com/
Facebook: https://www.facebook.com/forsalenews
Instagram: https://www.instagram.com/conhecimento_e_negocios/
(*) Marcos Tadeu Lima -
Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial,
marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança
organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores com
mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a
escalabilidade destas.
Imagens:
• Geralt
• Yan
Krukov
• Alena
Darmel
• Mikael
Blomkvist
Nenhum comentário:
Postar um comentário