Por Marcos Tadeu Lima(*)
Independente de existir ou não uma crise, a boa atuação online ajuda muito o pequeno empreendedor.
As redes sociais, por exemplo, são canais de venda muito fortes e que não geram custos, já que a utilização dos anúncios pagos é opcional. Além disso, é possível atuar nas redes sem a necessidade de ter um profissional ou agência de marketing contratada.
Com o marketing digital é possível aumentar a visibilidade e fidelizar mais clientes. No entanto, não basta apenas estar na web, é necessário que exista uma estratégia para que isso dê certo.
Vamos passar pelos pontos da estratégia mais adiante, não se preocupe. Nesse momento, é interessante que você conheça outros benefícios que o marketing digital traz para o seu negócio.
Preparado para este conteúdo? Então vamos lá!
Comunicação mais direta com o cliente
Hoje em dia, recorrer primeiramente às redes sociais das
empresas para tirar dúvidas ou fazer elogios e queixas é uma prática comum. Há
alguns anos, esse contato era muito mais demorado, pois era feito por central
telefônica e e-mail.
Se o seu time de marketing digital é bem elaborado, dar um retorno mais rápido para seu público e evitar problemas é algo completamente possível.
Além disso, o uso de redes sociais facilita a comunicação na hora de realizar pesquisas de opinião, mostrar posicionamentos e realizar promoções, por exemplo.
Ajuda no ranqueamento orgânico do Google
O ranqueamento orgânico é um dos grandes lucros que você
tem com o marketing digital. Quando sua empresa “se vende” sozinha, ou seja, sem
a necessidade de pagar anúncios, automaticamente você reduz os gastos com
publicidade e pode investir em outras áreas.
É chamado de ranqueamento orgânico o posicionamento de conteúdo sem a necessidade de publicidade paga. Isso pode ser obtido de diferentes formas, como:
• Compartilhamento nas redes sociais;
• Uso de palavras-chave no site blog
da empresa;
• E-mail marketing;
• Vídeos interativos no Youtube.
Conhecer melhor os dados da sua empresa
Na administração de empresas, existe uma didática que diz “Tudo
que pode ser mensurado, pode ser melhorado.” A cultura de dados tem se tornado
cada vez mais presente na realidade de qualquer negócio e o marketing digital é
um ótimo meio para obter essas informações.
A partir de softwares e relatórios precisos, você consegue entender muito sobre a empresa, qual área precisa de mais atenção, quanto dinheiro precisa investir, quem é a sua audiência ou consumidor final, dentre outros dados.
Por isso, é importante manter um controle rigoroso das métricas, inclusive, para o processo de fidelização do cliente.
Se você entende, por exemplo, as tendências geradas pelo seu consumidor, consegue oferecer mais e mais o que ele gosta e precisa.
Forte abraço e se cuidem!
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(*) Marcos Tadeu Lima
- Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial,
marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança
organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e
experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões,
buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.
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