Por Marcos Tadeu Lima(*)
Existem
muitas razões que reforçam a importância do Inbound Marketing para
pequenas empresas. Entre elas estão:
• a redução de custo com marketing;
• maior competitividade frente a
concorrentes com maior capacidade financeira;
• a ampliação do ROI;
• a geração de leads qualificados;
• o maior potencial de fidelização de
clientes.
Empresas
online e negócios offline (ou físicos) podem e devem investir em ações de
Inbound Marketing para pequenas empresas.
O objetivo de cada etapa dessa tática é fazer com sua empresa se torne parte da jornada de compra do usuário.
Inbound
Marketing
para pequenas empresas: 4 ações para ter sucesso
Ao contrário do Outbound Marketing que interrompe o potencial cliente, por exemplo, com anúncios, o Inbound Marketing utiliza uma abordagem baseada em permissão.
Em vez de interromper os usuários, o Inbound Marketing para pequenas empresas (e também para grandes empresas) aproveita os canais de comunicação comumente acessados pelos usuários para oferecer informação e ser relevante.
Por exemplo, por meio da produção de conteúdo relevante e de táticas diversas de SEO, uma empresa pode ser bem rankeada no Google e aparecer como resposta para uma pesquisa feita por um usuário.
Esse usuário, por sua vez, clica na “resposta”, acessa seu site e lê seu conteúdo.
Quando
bem construído um conteúdo tem o potencial de levar o leitor para outros
artigos, conhecer um ebook, acessar uma landing page e se tornar um
lead. Esse lead será nutrido e se transformará em cliente.
A seguir listamos 4 táticas de Inbound Marketing para pequenas empresas.
Por meio de marketing de conteúdo sua empresa poderá oferecer valor para o cliente em potencial.
O
marketing de conteúdo não deve ser trabalhado apenas no blog da sua empresa,
ele inclui outras estratégias como:
• redes sociais;
• e-mail marketing;
• webinars;
• vídeos;
• ebooks e mais.
Antes de começar a preparar qualquer material é preciso compreender quem é ou quais são as personas do seu negócio. Só assim você vai compreender que tipo de informação é relevante para ela e sobre o que ela está em busca.
No vídeo abaixo o conceito de persona é esmiuçado e você poderá entender como aplicá-lo em sua estratégia de Inbound Marketing para pequenas empresas.
O próximo passo do marketing de conteúdo é saber o que escrever.
Para
isso ferramentas como Google Keyword Planner e Google Trends
ajudam sua equipe a definir o que seu público está pesquisando e quais as palavras-chaves
ideais para seu planejamento de conteúdo.
Captura e gestão de leads
O marketing de conteúdo vai ajudar sua empresa a atrair visitantes para seu site e demais páginas como landing pages e redes sociais.
A partir disso um novo objetivo deve ser considerado: converter usuários em leads.
Para isso uma das técnicas mais usadas é o oferecimento de conteúdo adicional, como um ebook, mediante o preenchimento de um formulário que inclui informações como nome, telefone e e-mail.
Você também pode usar pop-ups de saída e cupons de desconto para captar esses leads. Redes sociais também permitem a geração de leads.
Conversão de clientes
Com os leads em mãos é hora de iniciar a nutrição dos leads, segmentação e os fluxos de automação. Essa etapa tem o objetivo de transformar simples leads, em leads prontos para fazer uma compra.
Neste ponto, os leads passarão a receber conteúdo de qualidade da sua empresa. Esses conteúdos não são inteiramente comerciais e seu caráter será definido de acordo com:
• as etapas do funil de vendas;
• qualificação do lead.
Contar com o apoio de um software de automação de marketing vai aumentar seus resultados e tornar o trabalho mais efetivo. Esses sistemas podem:
• rastrear cliques;
• pontuar leads;
• automatizar o fluxo de e-mail;
• gerar SMS e mais.
Após a etapa de geração de leads dentro de uma estratégia de Inbound Marketing para pequenas empresas é hora de se concentrar em transformar leads em clientes.
À medida que os contatos são cultivados por meio de ações de nutrição, que podem envolver e-mail marketing, SMS, redes sociais e mais, sua empresa pode incentivar esses contatos a avançarem na jornada do cliente com objetivo de aumentar a taxa de conversão.
4. Redes sociais
As
redes sociais são canais constantemente usados por pequenas empresas para
alcançarem usuários, leads e clientes.
Com estratégia de atração este canal pode auxiliar a atrair visitantes para seu site.
Na etapa de nutrição é possível gerar conteúdo que mantenha seu cliente envolvido com a marca.
Existem
ferramentas dentro das redes sociais que também auxiliam na etapa de conversão,
com inclusão de CTAs e chamadas segmentadas.
Colocando em prática o Inbound Marketing para pequenas empresas
A lista de ações que criamos e apresentamos acima, são apenas algumas das táticas relacionadas ao que é o Inbound Marketing para pequenas empresas. O mais importante, além de angariar conhecimento sobre as estratégias de Marketing Digital é colocar a mão na massa e ir fazendo pequenas ações em seu negócio e ir medindo os resultados.
Como se diz: “Melhor é o FEITO do que o PERFEITO, mas nunca de QUALQUER JEITO!”
Gostou?
Realmente parece que vai facilitar a sua vida não é mesmo?
Então vamos colocar a mão na massa!
Nossos sinceros votos de muita saúde, sabedoria e sucesso a todos!
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(*) Marcos Tadeu Lima - Profissional com mais de 25 anos de
experiência em gestão empresarial, marketing, finanças, desenvolvimento de negócios,
reestruturação e mudança organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado
novos empreendedores com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões,
buscando viabilizar a escalabilidade destas.
Inbound Mkt, seria um Mkt orgânico? Não usa o Google e Facebook Ads
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