quarta-feira, 28 de setembro de 2022

INBOUND MARKETING PARA PEQUENOS NEGÓCIOS: PORQUE É IMPORTANTE INVESTIR NESTA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

Por Marcos Tadeu Lima(*) 

Existem muitas razões que reforçam a importância do Inbound Marketing para pequenas empresas. Entre elas estão:

•          a redução de custo com marketing;

•       maior competitividade frente a concorrentes com maior capacidade financeira;

•          a ampliação do ROI;

•          a geração de leads qualificados;

•          o maior potencial de fidelização de clientes.

 

Empresas online e negócios offline (ou físicos) podem e devem investir em ações de Inbound Marketing para pequenas empresas.

O objetivo de cada etapa dessa tática é fazer com sua empresa se torne parte da jornada de compra do usuário.

 


Inbound Marketing para pequenas empresas: 4 ações para ter sucesso

Ao contrário do Outbound Marketing que interrompe o potencial cliente, por exemplo, com anúncios, o Inbound Marketing utiliza uma abordagem baseada em permissão.

Em vez de interromper os usuários, o Inbound Marketing para pequenas empresas (e também para grandes empresas) aproveita os canais de comunicação comumente acessados pelos usuários para oferecer informação e ser relevante.

Por exemplo, por meio da produção de conteúdo relevante e de táticas diversas de SEO, uma empresa pode ser bem rankeada no Google e aparecer como resposta para uma pesquisa feita por um usuário.

Esse usuário, por sua vez, clica na “resposta”, acessa seu site e lê seu conteúdo.

Quando bem construído um conteúdo tem o potencial de levar o leitor para outros artigos, conhecer um ebook, acessar uma landing page e se tornar um lead. Esse lead será nutrido e se transformará em cliente.

A seguir listamos 4 táticas de Inbound Marketing para pequenas empresas.

 


Marketing de conteúdo

Por meio de marketing de conteúdo sua empresa poderá oferecer valor para o cliente em potencial.

O marketing de conteúdo não deve ser trabalhado apenas no blog da sua empresa, ele inclui outras estratégias como:

•          redes sociais;

•          e-mail marketing;

•          webinars;

•          vídeos;

•          ebooks e mais.

Antes de começar a preparar qualquer material é preciso compreender quem é ou quais são as personas do seu negócio. Só assim você vai compreender que tipo de informação é relevante para ela e sobre o que ela está em busca.

No vídeo abaixo o conceito de persona é esmiuçado e você poderá entender como aplicá-lo em sua estratégia de Inbound Marketing para pequenas empresas.

O próximo passo do marketing de conteúdo é saber o que escrever.

Para isso ferramentas como Google Keyword Planner e Google Trends ajudam sua equipe a definir o que seu público está pesquisando e quais as palavras-chaves ideais para seu planejamento de conteúdo.

Captura e gestão de leads

O marketing de conteúdo vai ajudar sua empresa a atrair visitantes para seu site e demais páginas como landing pages e redes sociais.

A partir disso um novo objetivo deve ser considerado: converter usuários em leads.

Para isso uma das técnicas mais usadas é o oferecimento de conteúdo adicional, como um ebook, mediante o preenchimento de um formulário que inclui informações como nome, telefone e e-mail.

Você também pode usar pop-ups de saída e cupons de desconto para captar esses leads. Redes sociais também permitem a geração de leads.


Conversão de clientes

Com os leads em mãos é hora de iniciar a nutrição dos leads, segmentação e os fluxos de automação. Essa etapa tem o objetivo de transformar simples leads, em leads prontos para fazer uma compra.

Neste ponto, os leads passarão a receber conteúdo de qualidade da sua empresa. Esses conteúdos não são inteiramente comerciais e seu caráter será definido de acordo com:

•          as etapas do funil de vendas;

•          qualificação do lead.

Contar com o apoio de um software de automação de marketing vai aumentar seus resultados e tornar o trabalho mais efetivo. Esses sistemas podem:

•          rastrear cliques;

•          pontuar leads;

•          automatizar o fluxo de e-mail;

•          gerar SMS e mais.

Após a etapa de geração de leads dentro de uma estratégia de Inbound Marketing para pequenas empresas é hora de se concentrar em transformar leads em clientes.

À medida que os contatos são cultivados por meio de ações de nutrição, que podem envolver e-mail marketing, SMS, redes sociais e mais, sua empresa pode incentivar esses contatos a avançarem na jornada do cliente com objetivo de aumentar a taxa de conversão.

 


4.    Redes sociais 

As redes sociais são canais constantemente usados por pequenas empresas para alcançarem usuários, leads e clientes.

Com estratégia de atração este canal pode auxiliar a atrair visitantes para seu site.

Na etapa de nutrição é possível gerar conteúdo que mantenha seu cliente envolvido com a marca.

Existem ferramentas dentro das redes sociais que também auxiliam na etapa de conversão, com inclusão de CTAs e chamadas segmentadas.


Colocando em prática o Inbound Marketing para pequenas empresas

A lista de ações que criamos e apresentamos acima, são apenas algumas das táticas relacionadas ao que é o Inbound Marketing para pequenas empresas. O mais importante, além de angariar conhecimento sobre as estratégias de Marketing Digital é colocar a mão na massa e ir fazendo pequenas ações em seu negócio e ir medindo os resultados.

Como se diz: “Melhor é o FEITO do que o PERFEITO, mas nunca de QUALQUER JEITO!”

Gostou? Realmente parece que vai facilitar a sua vida não é mesmo?

Então vamos colocar a mão na massa!

Nossos sinceros votos de muita saúde, sabedoria e sucesso a todos!


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 (*) Marcos Tadeu Lima - Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial, marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade destas. 


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