quarta-feira, 28 de setembro de 2022

INBOUND MARKETING PARA PEQUENOS NEGÓCIOS: PORQUE É IMPORTANTE INVESTIR NESTA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

Por Marcos Tadeu Lima(*) 

Existem muitas razões que reforçam a importância do Inbound Marketing para pequenas empresas. Entre elas estão:

•          a redução de custo com marketing;

•       maior competitividade frente a concorrentes com maior capacidade financeira;

•          a ampliação do ROI;

•          a geração de leads qualificados;

•          o maior potencial de fidelização de clientes.

 

Empresas online e negócios offline (ou físicos) podem e devem investir em ações de Inbound Marketing para pequenas empresas.

O objetivo de cada etapa dessa tática é fazer com sua empresa se torne parte da jornada de compra do usuário.

 


Inbound Marketing para pequenas empresas: 4 ações para ter sucesso

Ao contrário do Outbound Marketing que interrompe o potencial cliente, por exemplo, com anúncios, o Inbound Marketing utiliza uma abordagem baseada em permissão.

Em vez de interromper os usuários, o Inbound Marketing para pequenas empresas (e também para grandes empresas) aproveita os canais de comunicação comumente acessados pelos usuários para oferecer informação e ser relevante.

Por exemplo, por meio da produção de conteúdo relevante e de táticas diversas de SEO, uma empresa pode ser bem rankeada no Google e aparecer como resposta para uma pesquisa feita por um usuário.

Esse usuário, por sua vez, clica na “resposta”, acessa seu site e lê seu conteúdo.

Quando bem construído um conteúdo tem o potencial de levar o leitor para outros artigos, conhecer um ebook, acessar uma landing page e se tornar um lead. Esse lead será nutrido e se transformará em cliente.

A seguir listamos 4 táticas de Inbound Marketing para pequenas empresas.

 


Marketing de conteúdo

Por meio de marketing de conteúdo sua empresa poderá oferecer valor para o cliente em potencial.

O marketing de conteúdo não deve ser trabalhado apenas no blog da sua empresa, ele inclui outras estratégias como:

•          redes sociais;

•          e-mail marketing;

•          webinars;

•          vídeos;

•          ebooks e mais.

Antes de começar a preparar qualquer material é preciso compreender quem é ou quais são as personas do seu negócio. Só assim você vai compreender que tipo de informação é relevante para ela e sobre o que ela está em busca.

No vídeo abaixo o conceito de persona é esmiuçado e você poderá entender como aplicá-lo em sua estratégia de Inbound Marketing para pequenas empresas.

O próximo passo do marketing de conteúdo é saber o que escrever.

Para isso ferramentas como Google Keyword Planner e Google Trends ajudam sua equipe a definir o que seu público está pesquisando e quais as palavras-chaves ideais para seu planejamento de conteúdo.

Captura e gestão de leads

O marketing de conteúdo vai ajudar sua empresa a atrair visitantes para seu site e demais páginas como landing pages e redes sociais.

A partir disso um novo objetivo deve ser considerado: converter usuários em leads.

Para isso uma das técnicas mais usadas é o oferecimento de conteúdo adicional, como um ebook, mediante o preenchimento de um formulário que inclui informações como nome, telefone e e-mail.

Você também pode usar pop-ups de saída e cupons de desconto para captar esses leads. Redes sociais também permitem a geração de leads.


Conversão de clientes

Com os leads em mãos é hora de iniciar a nutrição dos leads, segmentação e os fluxos de automação. Essa etapa tem o objetivo de transformar simples leads, em leads prontos para fazer uma compra.

Neste ponto, os leads passarão a receber conteúdo de qualidade da sua empresa. Esses conteúdos não são inteiramente comerciais e seu caráter será definido de acordo com:

•          as etapas do funil de vendas;

•          qualificação do lead.

Contar com o apoio de um software de automação de marketing vai aumentar seus resultados e tornar o trabalho mais efetivo. Esses sistemas podem:

•          rastrear cliques;

•          pontuar leads;

•          automatizar o fluxo de e-mail;

•          gerar SMS e mais.

Após a etapa de geração de leads dentro de uma estratégia de Inbound Marketing para pequenas empresas é hora de se concentrar em transformar leads em clientes.

À medida que os contatos são cultivados por meio de ações de nutrição, que podem envolver e-mail marketing, SMS, redes sociais e mais, sua empresa pode incentivar esses contatos a avançarem na jornada do cliente com objetivo de aumentar a taxa de conversão.

 


4.    Redes sociais 

As redes sociais são canais constantemente usados por pequenas empresas para alcançarem usuários, leads e clientes.

Com estratégia de atração este canal pode auxiliar a atrair visitantes para seu site.

Na etapa de nutrição é possível gerar conteúdo que mantenha seu cliente envolvido com a marca.

Existem ferramentas dentro das redes sociais que também auxiliam na etapa de conversão, com inclusão de CTAs e chamadas segmentadas.


Colocando em prática o Inbound Marketing para pequenas empresas

A lista de ações que criamos e apresentamos acima, são apenas algumas das táticas relacionadas ao que é o Inbound Marketing para pequenas empresas. O mais importante, além de angariar conhecimento sobre as estratégias de Marketing Digital é colocar a mão na massa e ir fazendo pequenas ações em seu negócio e ir medindo os resultados.

Como se diz: “Melhor é o FEITO do que o PERFEITO, mas nunca de QUALQUER JEITO!”

Gostou? Realmente parece que vai facilitar a sua vida não é mesmo?

Então vamos colocar a mão na massa!

Nossos sinceros votos de muita saúde, sabedoria e sucesso a todos!


Acompanhe-nos em nossas redes sociais:

 

Blog: https://forsalenews.blogspot.com/

Facebook: https://www.facebook.com/forsalenews

Instagram: https://www.instagram.com/conhecimento_e_negocios/

 (*) Marcos Tadeu Lima - Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial, marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade destas. 


terça-feira, 20 de setembro de 2022

EMPREENDEDOR: PORQUÊ FAZER A QUALIFICAÇÃO DE SEUS LEADS É TÃO IMPORTANTE QUANTO GERA-LOS?


Por Marcos Tadeu Lima(*) 

De nada adianta conseguir gerar centenas de leads se você não consegue manter uma conversa com eles. É necessário que você tenha uma estratégia para gerenciá-los e trabalhá-los com carinho para melhorar seus resultados.

Os leads gerados precisam ser “nutridos”, ou seja, alimentados com informações para serem conduzidos do estágio inicial da busca por um imóvel, até o momento em que vão se sentir preparados e seguros para comprar.

 


O que você perde não fazendo isso?

Você investe tempo e dinheiro para captar um conjunto de potenciais clientes pelos mais diversos meios, e depois esses leads não interagem, não respondem aos seus emails, eles simplesmente evaporam. Ou seja, você gera muitos leads “zumbis”, que já nascem mortos e não consegue nunca os ressuscitar.

 


Como transformar leads frios em leads qualificados

Em primeiro lugar, é importante você entender o que é um lead qualificado.

Leads qualificados são aqueles leads que tem perfil para comprar o produto que você está vendendo e que estão próximos do momento de compra, ou seja, são leads que estão prontos para serem abordados pelo time de vendas com uma grande propensão de comprar.

Mas não vá pensando que, apenas porque você capturou um novo e-mail de um possível cliente, você já tem um lead qualificado em mãos, longe disso. O consumidor de imóveis percorre uma jornada de compra longa e complexa. Quando um lead novo entra no seu banco de dados, isso quer dizer que ele está pesquisando o mercado, apenas isso. Você vai precisar se relacionar com essa pessoa, entender suas necessidades, tirar suas dúvidas e ajudá-lo a percorrer sua jornada de compra se quiser que ele não suma.

Os consumidores interagem com pessoas e marcas que se comunicam através de conteúdos que agregam valor e fogem das marcas que ficam apenas tentando empurrar vendas imediatas. A melhor maneira de manter um consumidor interessado no que você tem a dizer, é ter coisas interessantes a dizer em primeiro lugar.

Você deve ensinar o seu futuro cliente, deve ser uma autoridade no assunto que ele está interessado.

Agindo dessa maneira, substituímos as campanhas de interrupção do marketing tradicional pelo marketing de permissão, ou seja, quando o consumidor se interessa por uma marca e percebe que ela está disposta a ajudá-lo em sua jornada de compra, ele permite que ela envie informações que vão alimentar o seu conhecimento, e assim a marca vai se relacionando com o consumidor e criando uma relação de confiança.

Agora, levante-se e vá colocar a mão na massa.

 

Forte abraço e se cuidem!


 

(*) Marcos Tadeu Lima - Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial, marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.

terça-feira, 13 de setembro de 2022

ESTÁ NA TERCEIRA IDADE? APROVEITE SUA EXPERIÊNCIA PARA EMPREENDER.

 

Pessoas acima de 60 anos reúnem características ideais para o empreendedorismo. Elas têm menos medo dos riscos e apostam na realização pessoal ao abrir negócio.

 

 Por Marcos Tadeu Lima(*) 

O empreendedorismo tem sido um caminho escolhido por brasileiros da terceira idade como alternativa para ter uma vida mais ativa, inclusive após a aposentadoria. Além disso, o crescimento dessa população – muitas vezes, aposentada – abre oportunidades de negócios em várias áreas e as vantagens de uma renda extra são extremamente favoráveis, principalmente para quem não consegue ficar sem trabalhar.

Segundo o levantamento feito pelo Sebrae, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE de 2021, 7,3% do total de empreendedores do país possuem mais de 65 anos.

Assim, estimular o desenvolvimento de atividades empreendedoras nessa faixa etária é importante para manter essa parcela da população dentro da economia produtiva.

A criação de negócios por pessoas na terceira idade ocorre por dois aspectos:

Oportunidade: a terceira idade é o momento em que há mais tranquilidade, conhecimento e segurança para se fazer o que se sabe ou o que se gosta, muitas vezes pela realização de um sonho.

Necessidade: as condições impostas pelo mercado de trabalho com a priorização da juventude em detrimento da experiência dos mais velhos ou para completar a renda obtida com a aposentadoria.

 


Perfil

A terceira idade, então, pode ser aproveitada como um momento ideal para investir em um negócio, pois, diferentemente dos mais jovens, os idosos têm menos medo dos riscos e estão mais preocupados com a realização pessoal do que com a rentabilidade. Além disso, a experiência e a maturidade profissional são favoráveis a esses empreendedores e contribuem para o sucesso de qualquer empresa.

O conjunto de características identificadas nos idosos é favorável a negócios relacionados às atividades de consultoria, assessoria e prestação de serviços. E, em geral, pessoas que começam a empreender depois dos 60 anos desenvolvem essas atividades de forma autônoma, principalmente nos setores de alimentação, comércio de varejo e imobiliário.

 


Oportunidades

No entanto, assim como em qualquer idade, a decisão pela abertura de uma empresa passa pela análise de vantagens e desvantagens, além de exigir planejamento e avaliação das oportunidades. E para elaborar um bom plano de negócios, estudar o mercado e buscar capacitação são quesitos básicos. O Sebrae oferece esse apoio em todas as etapas.


 

Como começar

Veja o que deve também ser considerado para abrir um negócio na terceira idade:

          Busque ajuda: experiência e aptidão são credenciais para abertura de um negócio, mas não bastam para determinar o sucesso do seu empreendimento. Consulte especialistas para conseguir ajuda no amadurecimento da sua ideia e de sua viabilidade, além de saber por onde deve começar.

         Invista em capacitação: o conhecimento e as competências adquiridas durante a vida profissional devem estar afiados. Isso deve ser valorizado, mas não pode dispensar mais conteúdo. Por isso, especialize-se na área de interesse do negócio. Faça cursos, participe de seminários, feiras e exposições.

            Inove: observe o que há de novidade no mercado para oferecer produtos ou serviços diferenciados. Inovação implica não só investir em tecnologia, mas buscar soluções que tornem a sua empresa sustentável.

          Seja dedicado: investir em um negócio exige determinação em qualquer idade. Há muitas pessoas com ideias, mas é preciso ter coragem e determinação para colocá-las em prática. Não ter medo de errar é uma característica de empreendedores de sucesso.

Este post deve encorajar a todos aqueles que tem uma boa experiência e vontade a empreenderem, melhorando as proprias vidas e de toda a sociedade!

Forte abraço e se cuidem.


Acompanhe-nos em nossas redes sociais:

 

Blog: https://forsalenews.blogspot.com/

Facebook: https://www.facebook.com/forsalenews

Instagram: https://www.instagram.com/conhecimento_e_negocios/


(*) Marcos Tadeu Lima - Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial, marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.

 

Fonte: SEBRAE

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

VOCE SABE POR QUE O MARKETING DIGITAL É FUNDAMENTAL PARA SEU PEQUENO NEGÓCIO?

 

Por Marcos Tadeu Lima(*) 

Independente de existir ou não uma crise, a boa atuação online ajuda muito o pequeno empreendedor.

As redes sociais, por exemplo, são canais de venda muito fortes e que não geram custos, já que a utilização dos anúncios pagos é opcional. Além disso, é possível atuar nas redes sem a necessidade de ter um profissional ou agência de marketing contratada.

Com o marketing digital é possível aumentar a visibilidade e fidelizar mais clientes. No entanto, não basta apenas estar na web, é necessário que exista uma estratégia para que isso dê certo.

Vamos passar pelos pontos da estratégia mais adiante, não se preocupe. Nesse momento, é interessante que você conheça outros benefícios que o marketing digital traz para o seu negócio.


Preparado para este conteúdo? Então vamos lá!

  


Comunicação mais direta com o cliente

Hoje em dia, recorrer primeiramente às redes sociais das empresas para tirar dúvidas ou fazer elogios e queixas é uma prática comum. Há alguns anos, esse contato era muito mais demorado, pois era feito por central telefônica e e-mail.

Se o seu time de marketing digital é bem elaborado, dar um retorno mais rápido para seu público e evitar problemas é algo completamente possível.

Além disso, o uso de redes sociais facilita a comunicação na hora de realizar pesquisas de opinião, mostrar posicionamentos e realizar promoções, por exemplo.


Ajuda no ranqueamento orgânico do Google

O ranqueamento orgânico é um dos grandes lucros que você tem com o marketing digital. Quando sua empresa “se vende” sozinha, ou seja, sem a necessidade de pagar anúncios, automaticamente você reduz os gastos com publicidade e pode investir em outras áreas.

É chamado de ranqueamento orgânico o posicionamento de conteúdo sem a necessidade de publicidade paga. Isso pode ser obtido de diferentes formas, como: 

• Compartilhamento nas redes sociais;

• Uso de palavras-chave no site blog da empresa;

• E-mail marketing;

• Vídeos interativos no Youtube.

 


Conhecer melhor os dados da sua empresa

Na administração de empresas, existe uma didática que diz “Tudo que pode ser mensurado, pode ser melhorado.” A cultura de dados tem se tornado cada vez mais presente na realidade de qualquer negócio e o marketing digital é um ótimo meio para obter essas informações.

A partir de softwares e relatórios precisos, você consegue entender muito sobre a empresa, qual área precisa de mais atenção, quanto dinheiro precisa investir, quem é a sua audiência ou consumidor final, dentre outros dados.

Por isso, é importante manter um controle rigoroso das métricas, inclusive, para o processo de fidelização do cliente.

Se você entende, por exemplo, as tendências geradas pelo seu consumidor, consegue oferecer mais e mais o que ele gosta e precisa.

Forte abraço e se cuidem!


 

(*) Marcos Tadeu Lima - Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial, marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Nos últimos anos, também tem ajudado novos empreendedores (e experientes também!) com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade das suas operações.

Destaques

ENTENDENDO O PROCESSO DE FORMATAÇÃO DE FRANQUIAS

  Por Marcos Tadeu Lima(*)  Está pensando em expandir o seu negócio? Saiba que o modelo de franquias é especial para atender as suas neces...

Outros artigos